Agile People HR (ICP-HR) [12 Sessões Online] - Português

Date:
2021-09-14 18:30 —
2021-10-26 20:30 WEST
Location:
Online
€900.00
Bilhete Be Bolder
Ends on 2021-09-03
€1,050.00
Normal
On sale from 2021-09-04

Agilidade em RH - A revolução necessária no departamento mais estratégico do futuro das organizações.

No final serás um Profissional Certificado IcAgile – (ICP-AHR).

Neste curso, exploramos o novo papel dos RH's numa organização Ágil ou como o departamento pode tornar uma organização + Ágil!

Hoje, as empresas mais progressistas mudaram o papel dos RH para um papel mais de coach atendendo às necessidades de todas as pessoas de uma organização, não apenas à gestão. Embora essa visão alterada do papel formal de RH ainda não esteja totalmente no mainstream da realidade atual, muitas organizações estão experimentando estruturas alternativas e inclusive novas ferramentas de trabalho (como Scrum e Kanban),bem como, práticas de desenvolvimento de pessoas que permitem que uma cultura verdadeiramente ágil se desenvolva.

Irás ter uma experiência neste curso que te permitirá adquirir conhecimentos e competências práticas que originem novas novas formas de trabalhar com as pessoas e ser aquele RH que tem um papel de liderança numa organização criando condições para a mudança organizacional e sobretudo um local de trabalho onde a motivação e a autonomia prosperem.

Esta formação garante a Certificação ICAgile gestão RH com Agilidade (ICP-HR) - leia mais abaixo em FAQ.

Programa da formação

Workshop programa Sessão 1-5: Fundamentos Pessoas Ágeis

Sessão 1: Introdução a Pessoas Ágeis e princípios/ferramentas importantes: A base da mentalidade das pessoas Ágeis liga-se a princípios, valores, métodos e ferramentas que precisamos começar a usar para libertar a nossa competência e inovação - e é devemos saber o que devemos parar de fazer. Vossos próprios desafios serão partilhados e discutidos. Indicação do processo de atribuição da certificação e respectivo assignment.

Sessão 2: Segurança psicológica como base para uma organização focada na aprendizagem contínua: A importância de uma abordagem que é sustentada na segurança e confiança nos colaboradores para aumentar o seu rendimento e a inovação - para aumentar a nossa criatividade desenvolvemos uma cultura onde não há problema em falhar e tentar novamente. Jogamos o Jogo da Segurança Psicológica para facilitar o diálogo sobre temas difíceis.

Sessão 3: Estratégias, estruturas e metas emergentes: Estratégias emergentes em vez de planeamento de longo prazo, novas formas de trabalhar a estratégia, orçamentos, objetivos, processos de desempenho e recompensas. Usando o mapeamento de fluxo de valor para otimizar fluxos num sistema organizacional invés de trabalharmos na otimização dos recursos e sub-otimização dos departamentos. Vão ter a oportunidade nesta sessão de conhecer abordagens disruptivas centradas nas pessoas como: Beyong Budgenting, ORC's (OKR's) e o Mapeamento de Impacto, etc.

Sessão 4: Condições para a construção de uma cultura Ágil: Vamos ter um entendimento de como criar condições para uma cultura fantástica onde as pessoas se podem apresentar no seu nível ideal com a sensação de terem total apoio e de estarem seguras no contexto. Iremos explorar o desalinhamento típico entre estruturas/procesos e a cultura/valores. Faremos atividades em volta do Desajuste Estrutura - Cultura. Estaremos focados na importância do reconhecimento das especificidades culturais para uma transformação ágil.

Sessão 5: Uma organização voltada para a aprendizagem contínua como sua Estratégia Principal: A extensão e alargamento das fronteiras departamentais nas organizações e inclusive com o exterior. Irão conhecer o Buddy System que permite aumentar a colaboração entre departamentos e assim aumentar a oportunidade de criar uma organização fantástica focada no conjunto. Importância do planeamento de cenários e os diferentes modelos de tomada de decisão. Terão dicas e exemplos para iniciar a consolidação da jornada de mudança.

Resumindo e acompanhando nossos próprios desafios e o próximo passo.

Sessão do programa workshop 6-12: RH Ágil

Sessão 6: Como o papel dos RH está a mudar e é crucial quando precisamos de aumentar a agilidade organizacional

Projetamos o talento e os colaboradores necessários para ajudar a apoiar uma transição ágil numa organização e discutimos como diferentes contextos podem influenciar a abordagem a ser tomada. Cargos, perfis de competência, títulos, carreira, sucessão - como lidamos com estes conceitos/práticas numa organização ágil? Partilha de Histórias de profissionais generalistas e especialistas ou T-shaped. Mapeamento da Jornada do Colaborador – os principais pontos de dor e divergência com exemplos e casos.

Sessão 7: Como os RH podem usar ferramentas e práticas do Agile.

Usar Scrum, Kanban, Value Stream Mapping e ORC's para RH não é tão diferente de usá-lo para o desenvolvimento de software. Quais são os exemplos e como se pode projetar processos de análise de talento/pessoas usando as formas ágeis de trabalhar? Exemplos e casos de organizações em que o RH é Ágil.

Sessão 8: Gestão de desempenho

Avalie as práticas atuais de gestão de desempenho e identifique maneiras de trazer a abordagem ágil para melhorar o desempenho das pessoas, as suas responsabilidades e o contínuo crescimento. Exercício 95/5.

Sessão 9: Compensação e Benefícios

Descreva e contraste estruturas tradicionais de incentivos com as estruturas ágeis, iremos discutir os prós e contras de cada abordagem e avaliaremos como podes aplicar ao teu contexto.

Sessão 10: Recrutamento e Acolhimento

Criar uma estratégia de sourcing que possa ser usada para encontrar e garantir as pessoas "certas" para apoiar o crescimento estratégico da organização tendo em conta os valores, cultura e a diversidade, bem como, a essencial colaboração na decisão de contratação. Crie uma experiência de onboarding que permita que novos funcionários se tornem parte da organização de forma rápida e natural.

Sessão 11: Engagement dos colaboradores

Recomendação de diferentes ferramentas motivacionais a serem aplicadas num contexto e descrição de como a análise tradicional da motivação dos colaboradores deve mudar.

Sessão 12: Formação e Desenvolvimento contínuo

Formas de habilitar e apoiar uma mentalidade de aprendizagem numa equipa, apoiando a mudança de um foco atual nas fraquezas e na padronização das necessidades de desenvolvimento para o contínuo desenvolvimento de novas competências e capacidades customizadas ao interesse e motivações individuais dos colaboradores.

Resumindo e acompanhando nossos próprios desafios e o próximo passo.

ou

Conclusão e próximos passos: Retrospectiva (DE TODOS) e KUDOs.

Este curso altamente interativo lhe dará as ferramentas e o roteiro sobre como crescer as suas habilidades como Pessoas Ágeis - desde os princípios e valores necessários até a uma nova abordagem às várias temáticas dos recursos humanos desconstruindo os processos atuais devido a orientação por esses esses princípios.


Público-alvo


Todos os profissionais ligados aos recursos humanos sejam generalistas ou especialistas, bem como, gestores e líderes de departamentos;

Consultores de RH;

Gestores de empresa que se querem capacitar de conhecimentos transversais em termos de temáticas ligadas à gestão de pessoas.


Líder do curso

Bruno Leonardo - 13 anos de experiência em consultoria e 9 anos a liderar equipas, participou no desenvolvimentos de start-ups em consultoria de RH. Fundador da disruptiva e inovadora Be Bolder – orientada para o desenvolvimento contínuo de indivíduo e organizações. Apaixonado por facilitar a possibilidade de as pessoas terem melhores experiências nas organizações.

Curso On-line

Trabalharemos no Zoom para apresentações e exercícios em equipa.

Existirão desafios e material distribuído entre cada sessão que ocupam um adicional de 1 a 1 hora de meia de preparação entre as mesmas.

A literatura e o material do curso serão enviados para o vossos contactos.

Irás participar em 12 sessões de 2 horas no seguinte agendamento no fuso horário – WEST.

As aulas estão programadas em dias específicos em horários específicos?

Sim, as sessões estão agendadas em dias e horários específicos. Em baixo ficam as mesmas. Caso exista a impossibilidade de assistir a alguma sessão ou sessões poderão participar a posterior num novo ciclo de sessões que será divulgado.



Sessões

Horário

1 - 14/9

18h30 - 20h30

2 - 16/9

18h30 - 20h30

3 - 21/9

18h30 - 20h30

4 - 23/9

18h30 - 20h30

5 - 28/9

18h30 - 20h30

6 - 30/9

18h30 - 20h30

7 - 6/10

18h30 - 20h30

8 – 12/10

18h30 - 20h30

9 - 14/10

18h30 - 20h30

10 - 19/10

18h30 - 20h30

11 - 21/10

18h30 - 20h30

12 - 26/10

18h30- 20h30




Caso estejas noutro país que não em Portugal podes verificar a hora correspondente e respetivo fuso horário em: https://www.timeanddate.com/worldclock/

Perguntas Frequentes

Preciso de alguma pré-competência?

Não precisas de nenhuma pré-competência para participar no curso online. Adaptamos o curso aos seus participantes e respetivo nível.

Como é o processo de formação?

A formação remota é uma cópia da formação presencial, usaremos ferramentas online garantindo os níveis de interação desejados. Precisas de uma boa conexão com a internet e um local imperturbável onde poderás ter um fundo tranquilo. Trabalharemos em sessões via Zoom e o Slack entre as sessões para comunicarmos.

Todo o material será compartilhado por e-mail ou google drive. Vamos te deixar saber tudo sobre a prática durante a primeira sessão.

Após a conclusão da formação, qual é o processo para se tornar certificado pela ICAgile?

Saiba mais sobre o ICAgile ( https://www.icagile.com/ )

O processo de certificação é finalizado através de um assignment que te será apresentado no início das sessões. Quando o assignment for entregue e avaliado pela Be Bolder, iremos disponibilizar o certificado de download da ICAgile através de um link.

Política de cancelamento de eventos

Se você tiver que cancelar sua inscrição, a notificação por escrito deve ser enviada para [email protected] Por favor, certifique-se de declarar o nome da conferência/evento na linha de assunto do seu e-mail.

- Será dada uma restituição de 25% para cancelamentos recebidos entre 30 dias antes de 14 dias até o início do evento.

- Não será emitido reembolso para cancelamentos recebidos no prazo de 14 dias após o evento.


Share event:
Upcoming events: