A

All our training are now delivered online

Date:
2020-11-02 18:30 —
2020-12-15 20:30WET
Location:
Online
€900.00
Be Bolder Ticket
Ended on 2020-10-16
€1,050.00
Normal ticket
Ends on 2020-11-01

Agile People Leadership (ICP-LEA) [12 Sessões Online] 

 

Hoje, as empresas mais progressistas mudaram o papel de gestão formal para um papel de liderança colaborativa dando autonomia aos colaboradores, percebendo que as pessoas são mais produtivas, criativas e felizes quando têm controlo pessoal sobre as suas próprias vidas e a capacidade de serem líderes do seu destino, que seja privado ou relacionado com o trabalho. Nessas organizações, espera-se que todos sejam um líder, e assim paradoxalmente acabam por haver muito mais líderes.

 

Esta formação garante a Certificação ICAgile em Liderança em Agilidade (ICP-LEA) - leia mais abaixo em FAQ.

 

Embora a mudança de visão sobre os líderes que levaria ao fim do papel formal de gestor está longe de se materializar, muitas organizações estão experimentando estruturas alternativas, substituindo orçamentos por previsões mais curtas e uma alocação dinâmica de recursos com o intuito de criar o melhor valor possível. O papel dos gestores está mudando rapidamente e, também, o papel dos RH está sob tremenda mudança, deixando o foco típico de ser uma área focada em políticas e processos e passando o futuro do RH pela criação de condições para que as pessoas se aperfeiçoem continuamente e sejam felizes. Ao remover os impedimentos existentes, podemos maximizar a motivação e a satisfação dos colaboradores que irão alimentarão a velocidade e a adaptabilidade para uma direção comum e estratégica.

 

As questões são: qual será o papel dos líderes e dos Recursos Humanos nas organizações? O que será deles, quando todos forem capazes de se liderar a si mesmos? Será que eles se tornam obsoletos quando a informação e o conhecimento são transparentes para todos e a chave do crescimento de uma empresa não está mais na aposta em profissionais promovidos porque eram vistos como "High Potentials" num mundo onde as pessoas eram julgadas em uma revisão anual de desempenho? Ou.. existirá um papel futuro alternativo que será o passo natural ao deixar o estilo de liderança transacional e orientado para o processo em favor de formas de trabalhar mais adequadas para uma realidade complexa?

 

Independentemente do papel na organização em que trabalhas sejas líder ou não ou inclusive um Agile Coach, é necessário que entendas como a liderança e o os princípios de gestão de pessoas precisam de mudar ao colaborar numa empresa que quer ter uma estrutura de valor ágil.

 

Durante a formação da Agile People Leadership abordaremos 3 perspectivas:

 

Perspectiva individual (TU) Conhece-te e percebe porque fazes o que fazes.

 

  • O Perfil de Motivação reiss (RMP) mostra as tuas necessidades básicas e motivações, e contribui para uma melhor compreensão de ti mesmo e da tua liderança (ou futura), e por que fazes o que fazes...
  • Apoiar os outros a encontrar o seu lugar perfeito na organização levando em conta a sua personalidade e contexto.

 

Perspectiva da equipa (NÓS NA NOSSA EQUIPA)

 

  • Como desenvolver equipas imaturas para equipes maduras de alto desempenho, usando habilidades relacionadas com comunicação e resolução de conflitos
  • Como crescer e desenvolver equipas independentes e capacitadas a tomar suas próprias decisões, por exemplo, sobre a sua contribuição para os objetivos da organização e inclusive definição das suas condições salariais.

 

Perspectiva organizacional (TODOS NÓS)

 

  • Como equilibrar uma cultura ágil com uma estrutura ágil, fornecendo suporte suficiente para estratégias emergentes onde todas as pessoas estão envolvidas na definição da direção (via OKRs – objectivos e resultados-chave ou outros tipos de objectivos relativos).
  • Como trabalhar para mudar comportamentos – desenvolvendo uma mentalidade e cultura ágeis através da remoção de estruturas limitativas com -  orçamentos vinculados a objectivos e recompensas de desempenho fixo.
  • Cria uma organização de aprendizagem onde não há problema em cometer erros e aprender com eles (requer uma contexto onde existe Segurança Psicológica)

 

Programa de workshop

 

Workshop programa Sessão 1-5: Os Fundamentos AGILE PEOPLE

Sessão 1: Introdução a Pessoas Ágeis e princípios/ferramentas importantes: A base da mentalidade das pessoas Ágeis liga-se a princípios, valores, métodos e ferramentas que precisamos começar a usar para libertar a nossa competência e inovação - e é devemos saber o que devemos parar de fazer. Vossos próprios desafios são discutidos. Indicação do processo atribuição de certificação e apresentações.

 

Sessão 2: Segurança psicológica como base para uma organização focada na aprendizagem contínua: A importância de uma abordagem que é sustentada na segurança e confiança nos colaboradores para aumentar a rentabilidade e a inovação - para aumentar a nossa criatividade desenvolvemos uma cultura onde não há problema em falhar e tentar novamente. Jogamos "The Psychological Safety Game" para facilitar o diálogo sobre temas difíceis.

 

Sessão 3: Estratégias, estruturas e metas emergentes: Estratégias emergentes em vez de planeamento de longo prazo, novas formas de trabalhar a estratégia, orçamentos, objectivos, processos de desempenho e recompensas. Usando mapeamento de fluxo de valor para otimizar fluxos em um sistema em vez de trabalhar com otimização de recursos e sub-otimização de departamentos. Exercício de desenvolvimento de mentalidade. Os Uau’s que irão ter nesta sessão conhecendo abordagens como: Beyong Budgenting, OKRs, Mapeamento de Impacto, VSM, etc.

 

Sessão 4: Condições de construção de uma cultura Agile: Criando condições para uma cultura fantástica onde as pessoas podem se apresentar em seu nível ideal com a sensação de terem total apoio e estarem seguras. A lacuna entre estruturas e a cultura/valores. Role Play Desajuste Estrutura - Cultura. A importância da cultura do país para uma transformação ágil.

 

Sessão 5: Uma organização de aprendizagem contínua como Estratégia e o papel futuro do RH e dos gestores: Extensão das fronteiras nas organizaçãos entre departamentos e fora das organizações e o Buddy System para aumentar a colaboração entre departamentos e assim aumentar a oportunidade de criar uma organização fantástica em conjunto. Dicas e exemplos para esta jornada de mudança e como os RH e os gestores precisam de mudar seu próprio papel para apoiá-la.

 

Resumindo e acompanhando nossos próprios desafios e o próximo passo.

 

Sessão do programa workshop 6-12: Liderança Ágil de Pessoas

 

Sessão 6: Porquê a liderança ágil?: O impacto das grandes tendências e do mundo VUCA e as desvantagens do método waterfall para o desenvolvimento de novos produtos. Problemas advindos da forma como ainda gerimos e lideramos e qual o melhor caminho. Teoria X e Y visão de liderança - exemplos.

 

Sessão 7: Tipos de liderança: Passo a passo falamos da história da liderança e como ela se desenvolveu até hoje.

 

Sessão 8: O que é liderança ágil?  Vários exemplos de casos. 9 princípios de liderança e a metáfora do jardim e do papel do jardineiro. Como o desempenho pode ser suportado com formas alternativas de trabalho. Exercício de Maturidade de Liderança.

 

Sessão 9: Conhecendo e levando a si mesmo: Inteligência emocional, modelos mentais e liderança consciente. A organização como uma construção social e a confluência do pessoal versus clareza interpessoal. Como somos tendenciosos: 4 exemplos de vieses que todos nós temos e o antídoto. Os 4 eus de um líder com uma auto-avaliação.

 

Sessão 10: Resolução de conflitos: Teoria básica de conflitos e encontrar o equilíbrio certo entre harmonia e conflito criativo em uma equipa ou organização.

 

Sessão 11: Comunicação eficaz: Como nos certificamos de que o que comunicamos obtenha o resultado pretendido e que sejamos claros sobre como comunicar as coisas certas de uma maneira que faça sentido para as pessoas, independentemente das diferenças cognitivas?

 

Sessão 12: Extensão das Fronteiras internas e externas - trabalhando de forma transfuncional e ultrapassando as fronteiras organizacionais de diferentes tipos que existem tradicionalmente, dentro e fora da organização-Exercício Buddy System.

 

Resumindo e acompanhando nossos próprios desafios e o próximo passo.

ou

Conclusão e próximos passos: Retrospectiva (DE TODOS) e KUDOs.

 

Este curso altamente interativo lhe dará as ferramentas e o roteiro sobre como crescer em suas habilidades de Pessoas Ágeis - desde a construção de sua capacidade e habilidade em auto-liderança, como liderar outros em todos os níveis da organização e, finalmente, como apoiar e permitir que outros liderem em todos os níveis.

 

Público-alvo

Todos os gestores actuais de qualquer sector de actividade que querem abordar a liderança de forma diferenciadas, profissionais que ambicionam ser futuros gestores e assim preparem-se para o futuro e consultores.

 

Líder do curso

Bruno Leonardo - 12 anos de experiência em consultoria e 8 anos a liderar equipas, participou no desenvolvimentos de start-ups em consultoria de RH. Fundador recente de uma nova consultora  – Be Bolder – orientada para o desenvolvimento contínuo de indíviduo e organizações. Apaixonado por facilitar a possibilidade de as pessoas terem melhores experiências nas organizações.

 

Curso On-line

Trabalharemos via zoom para apresentações e exercícios em equipa, Trello para acompanhar os itens da agenda e exercícios e Slack para comunicação entre as sessões. Haverá algum trabalho a ser feito após cada sessão, então adicione cerca de 5 horas a mais a cada semana. A literatura e o material do curso serão enviados para sua localização e distribuídos digitalmente.

 

Irás participar em 16 sessões de 2 horas no seguinte agendamento no fuso horário – WEST.

As aulas estão programadas em dias específicos em horários específicos?

 

Sim, as sessões estão agendadas em dias e horários específicos. Em baixo ficam as mesmas. Caso exista a impossibilidade de assistir a alguma sessão ou sessões poderão participar a posterior num novo ciclo de sessões que será divulgado.

Sessões

Horário

1 - 2/11

18h30 - 20h30

2 - 4/11

18h30 - 20h30

3 - 9/11

18h30 - 20h30

4 - 11/11

18h30 - 20h30

5 - 16/11

18h30 - 20h30

6 - 19/11

18h30 - 20h30

7 - 24/11

18h30 - 20h30

8 - 26/11

18h30 - 20h30

9 - 2/12

18h30 - 20h30

10 - 7/12

18h30 - 20h30

11 - 10/12

18h30 - 20h30

12 - 15/12

18h30 - 20h30



Caso estejas noutro país que não Portugal podes verificar a hora correspondente e respectivo fuso horário em: https://www.timeanddate.com/worldclock/

 

Perguntas Frequentes

Preciso de alguma pré-competência?

 

Não precisas de nenhuma pré-competência de ágil para participar do curso online. Estamos adaptando o curso para os participantes e seu nível.

 

Como é o processo de formação?

 

A formação remota é uma cópia da formação presencial usando ferramentas online que garantem o nível de interação desejado. Precisas de uma boa conexão com a internet e um local de trabalho imperturbável onde poderás ter um fundo tranquilo. Trabalharemos em sessões de via  Zoom e usaremos a comunicação atráves Slack entre as sessões.

 

Todo o material será compartilhado através de uma placa Trello e uma unidade do Google. Vamos deixar você saber tudo sobre praticidades durante a primeira sessão.

 

 

Após a conclusão da formação, qual é o processo para se tornar certificado pelo ICAgile?

 

O processo de certificação é finalizado através de um assignment que te será apresentado no início das sessões e que não envolve qualquer questão das sessões de coaching que não são obrigatórias para estes certificado. Quando o assignment for entregue e avaliado pela Be Bolder, iremos disponibilizar o certificado de download da ICAgile atráves de um link.

 

Política de cancelamento de eventos

 

Se você tiver que cancelar sua inscrição, a notificação por escrito deve ser enviada para be@bebolder.pt. Por favor, certifique-se de declarar o nome da conferência/evento na linha de assunto do seu e-mail.

 

- Será dada uma restituição de 25% para cancelamentos recebidos entre 30 dias antes de 14 dias até o início do evento

- Não será emitido reembolso para cancelamentos recebidos no prazo de 14 dias após o evento.


 


Upcoming events:
Share event:
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}