Psychological Safety Game Portuguese

A

B

C

D

E

F

G

H

I

A

B

C

D

E

F

G

H

I

Translated by: Denis Florencio

O jogo da segurança psicológica (PT)

Finalidade
O objectivo do jogo é aumentar a segurança psicológica de uma pessoa/equipa/empresa, abrindo e partilhando pensamentos em torno de áreas que poderiam aumentar ou diminuir a segurança das pessoas para cometerem erros na organização.

Como Jogar (versão online)
Passe o cursor sobre um cartão para marcar qual o cartão de que quer falar. Veja abaixo algumas formas alternativas de jogar este jogo. Se clicar na carta, verá ou um popup com uma pessoa sorridente ou uma pessoa não tão feliz. O popup mostra se a declaração na carta aumentaria ou diminuiria a segurança psicológica.  

  • Se for um grupo de pessoas que não tenham trabalhado anteriormente em equipa: Faça turnos para escolher uma das cartas. Conte uma história ou diga porque acha que o cartão é importante. Poderá ter uma experiência especial relacionada com qualquer um dos cartões que possam ser partilhados e discutidos.

  • Se já trabalham em conjunto nesta equipa há algum tempo: Faça turnos para escolher um dos cartões (poderá utilizar a descrição da coluna/linha, por exemplo, “E4”). Discuta e documente no grupo se isto é algo que tenha experimentado nesta equipa em particular. Discuta também que acções gostaria de tomar para aumentar a segurança com base em que questões está a experimentar e como aumentar ainda mais os efeitos positivos dos cartões.

  • Opção: Recolher pontos. Menos 2 pontos, se tiver experimentado um dos cartões negativos. Recebe um ponto mais por cada cartão que tenha um efeito positivo. Mantenha as pontuações numa tela digital ou similar e discuta como pode aumentar a pontuação total no final do jogo, virando algumas das cartas negativas ou aumentando o número de cartas positivas em relação às cartas negativas.

  • Para uma nova equipa: Escolham as cartas que gostariam de tornar as vossas estrelas-guia e assegurem-se de que se responsabilizam mutuamente por viverem sempre as declarações nas cartas. Repitam em cada retro, revejam as “cartas antigas”, discutam o progresso, e escolham as novas cartas se acharem que melhoraram as “antigas”.

Agile People AB ®